quarta-feira, 20 de junho de 2018

Análise da música "Power To The People" de John Lennon



"Power to the People" composta no ano de 1971, pelo músico britânico John Lennon, a música foi lançada em 12 de março de 1971 no Reino Unido e 22 de março de 1971 nos Estados Unidos. É uma canção criada na carreira solo de John e é um claro protesto à Guerra do Vietnã, sendo reconhecida até hoje como um dos hinos revolucionários mais impactantes já criados.






O quarto single de John Lennon com a Plastic Ono Band foi seu primeiro apelo explícito à ação revolucionária, inspirado pela política da esquerda radical no início dos anos 70. 


Por dentro da criação da música


Já sendo criticados na impressão por acreditarem em meios passivos e não-violentos para alcançar a paz, Lennon e Yoko Ono lançaram a campanha War Is Over e a criação da Plastic Ono Band. Eles sentiram que tais ações publicitárias eram menos eficazes do que ações diretas.

Lennon, por sua vez, era rápido em se alinhas com figuras que pretendiam oferecer orientação, seja espiritual, filosófica ou política. E assim, no início de 1971, ele ficou encantado com a crença da Nova Esquerda na intervenção radical e na luta popular. 

Apesar de seu compromisso público com essas causas radicais, Lennon sabia que sua eficácia como figura pública era maior como compositor e porta-voz. Como tantas vezes, ele se virou para composições que expressavam seus sentimentos.

Lennon usava um capacete de polícia de choque japonês. A mensagem era clara: o final dos anos 60 acreditava que "o amor é tudo que você precisa" estava em desuso, e era hora de lutar pela mudança. Considerando que antes de Lennon ter sido evasivo sobre a revolução, as linhas de abertura do Power To The People eram inequívocas: "Digamos que queremos uma revolução/ É melhor irmos logo em frente".


A Música

Power To The People foi lançado no Reino Unido em 12 de março de 1971, pela Apple R 5892. A música passou nove semanas nas paradas de singles, chegando ao número sete. Nos Estados Unidos, a canção foi lançada em uma composição de integrantes diferente, chamando Ono's Touch Me. Contou com Lennon, Klaus Voormann e Ringo Starr como banda de apoio.




Confira a música completa abaixo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário