terça-feira, 19 de junho de 2018

As referências em Corra!

A discriminação racial é pano de fundo para os acontecimentos presentes no filme de Jordan Peele. O diretor conseguiu unir a crítica ao racismo velado com cenas que remetem a escravidão americana.





Sinopse: Chris (Daniel Kaluuya) é um jovem negro que está prestes a conhecer a família de sua namorada caucasiana Rose (Allison Williams). A princípio, ele acredita que o comportamento excessivamente amoroso por parte da família dela é uma tentativa de lidar com o relacionamento de Rose com um rapaz negro, mas, com o tempo, Chris percebe que a família esconde algo muito mais perturbador.

O filme Corra! possui diversas críticas em relação a questão racial nos Estados Unidos, que vão desde falas como “Preto está na moda”, até a hipersexualização do homem negro, a ideia de que negros precisam ser bons em esportes e a associação a comportamentos violentos. Algumas referências a respeito da questão racial podem ser percebidas nos seguintes trechos:




  • Durante a viagem, o casal atropela um cervo. Ao contar o fato aos pais de Rose, o pai da moça reforça o quanto ele odeia veados e cervos, afirmando que "Um já foi, ainda faltam alguns milhares." A expressão "Cervo Negro" era um insulto racista nos Estados Unidos para os homens negros que se recusavam a obedecer aos brancos.
·        
  •  O sogro do protagonista conta que seu pai era atleta, e participou das Olimpíadas de Berlim de 1936, perdendo para Jesse Owens. Esses jogos ficaram conhecidos como "Olimpíadas Nazistas", visto que ocorreu durante o governo de Adolf Hitler, este que esperava confirmar a supremacia ariana por meio da competição. Entretanto, um grupo de atletas negros norte-americanos, entre eles Jesse Owens, conquistou a maioria das medalhas do atletismo, modalidade de mais destaque nos jogos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário